Agenda de Eventos

 Eventos do dia 21-09-2017

Ambiente - 16-09-2017 a 22-09-2017

Comemorações da Semana Europeia da Mobilidade 2017 em Palmela

Sem 1 1024 2500
05 setembro 2017

Município de Palmela investe na mobilidade verde

O Município de Palmela aderiu, uma vez mais, à Semana Europeia da Mobilidade que, na sua 16.ª edição, está especialmente focada no tema “Mobilidade verde, partilhada e inteligente”, cuja campanha decorrerá sob o slogan “A partilhar chegamos mais longe”.

A iniciativa decorre, anualmente, entre 16 e 22 de setembro, período em que Palmela promoverá um conjunto de atividades para sensibilizar as/os cidadãs/ãos para o impacto que as soluções individuais de mobilidade têm na comunidade e para os potenciais benefícios para o ambiente, para a saúde e para a qualidade de vida individual e das comunidades.

O Município de Palmela tem investido na mobilidade sustentável e na acessibilidade, não só através da sensibilização do público, mas, essencialmente, através de um conjunto de obras que promovem deslocações mais ecológicas. É o caso do reforço da rede de ciclovias e de corredores pedonais acessíveis, tais como o primeiro troço (em curso) da ciclovia da Quinta do Anjo, o prolongamento da ecopista de Pinhal Novo até ao concelho do Montijo (a iniciar em breve), do projeto intermunicipal Hub10, que irá melhorar substacialmente as condições de mobilidade na zona de Vila Amélia e as ligações intermodais, o rebaixamento de passadeiras e eliminação de obstáculos em Águas de Moura, Poceirão e Pinhal Novo, entre outros.

Programa com iniciativas para todos os públicos

Tal como no ano passado, a Praça da Independência, em Pinhal Novo, acolhe uma exposição para experimentação de veículos alternativos, nos dias 15 e 16 de setembro. Também a 16, tem lugar uma ação de formação teórico-prática sobre eco-condução, dirigida à população geral, onde se pretende dotar as/os participantes de conhecimentos sobre como usar o automóvel de forma mais eficiente e económica.

A principal novidade deste ano é a aquisição, pela autarquia, de duas bicicletas elétricas para uso das/os trabalhadoras/es que o desejarem, nas deslocações em serviço, em substituição do uso do automóvel ou das deslocações a pé. Estas bicicletas também irão estar disponíveis para experimentação da população em geral na exposição de veículos alternativos.

Durante toda a semana, serão oferecidos títulos de transporte para o circuito urbano de Pinhal Novo, em troca da entrega de Óleos Alimentares Usados (OAU), e o autocarro do Centro Histórico de Palmela, assim como os autocarros de transporte escolar e as viaturas do Executivo, serão movidos a biodiesel produzido através de OAU recolhidos no nosso território através dos 31 oleões exteriores colocados na via pública e das 26 barricas disponibilizadas em escolas e instituições aderentes. No primeiro semestre do ano, foram recolhidos 1.675 litros de OAU.

A tradicional iniciativa “Pinhal Novo com Pedalada” regressa no dia 17 de setembro, numa iniciativa da Junta de Freguesia de Pinhal Novo com o Movimento Associativo. Os operadores de transporte público associam-se a esta iniciativa, seja através da oferta de bilhetes de comboio a quem se fizer acompanhar de bicicleta, seja através da divulgação.

É de sublinhar, ainda, a realização, entre setembro e outubro, da atividade para crianças “Hora do Conto”, dedicada à mobilidade, pela equipa de animação da Biblioteca Municipal, e a exibição de curtas-metragens sobre o mesmo tema.

Local: Concelho de Palmela
Destacamos para este dia ()

Cultura e Lazer - 19-08-2017 a 06-01-2018

Pop Up Stores

Banner pop up stores 1 1024 2500
Local: Centro Histórico de Palmela
Destacamos para este dia ()
 Próximos Eventos

Festas - 22-09-2017

Feira Medieval revive as conquistas de Palmela entre 22 e 24 de setembro

Feira medieval 1 1024 2500
27 abril 2017

A 4.ª edição da Feira Medieval de Palmela decorre entre 22 e 24 de setembro, no Castelo e Centro Histórico da vila, numa organização da Câmara Municipal de Palmela com a ALIUS VETUS – Associação Cultural História e Património.

Ao longo de três dias, a viagem no tempo vai transportar-nos ao período da formação da nacionalidade e às várias (re)conquistas de Palmela e do seu Castelo.

Desfiles diurnos e noturnos, torneios, música, gastronomia, dança aérea e danças antigas, jograis, artes de rua, falcoaria, acampamentos temáticos, artesanato e mercado medieval, sempre com atenção ao rigor histórico e com o grande envolvimento da comunidade local, são os principais atrativos daquela que é, já, uma das Feiras Medievais mais animadas e atrativas do país.

Saiba mais aqui.

 

Facebook: https://www.facebook.com/TurismoPalmela/videos/1647031565311316/?hc_ref=PAGES_TIMELINE 

Local: Castelo de Palmela e Centro Histórico

Cultura e Lazer - 23-09-2017

Maratona Fotográfica FNAC Margem Sul passa por Palmela

Maratona fotogr fica 1 1024 2500
14 setembro 2017

No dia 23 de setembro, a Maratona Fotográfica FNAC Margem Sul vai passar pelo Concelho de Palmela. Trata-se da 6.ª edição do evento, com a duração de 12 horas (entre as 9h00 e as 24h00), que pretende proporcionar um dia de passeio e convívio aos entusiastas da fotografia e que este ano terá como parceiro o Município de Palmela. A Feira Medieval é um dos locais que integram esta maratona.

As inscrições decorrem até dia 17 de setembro em qualquer estabelecimento comercial FNAC.

Para mais informações poderá consultar o regulamento aqui: https://www.facebook.com/events/150561462194600/?ref=br_rs.

Local: Palmela

Desporto - 24-09-2017

Caminhadas do Mexa-se em Palmela

Caminhada 2 1 1024 2500
15 setembro 2017

Em setembro e outubro, no âmbito do programa “Mexa-se em Palmela”, a Câmara Municipal e a Palmela Desporto, E. M., promovem duas caminhadas desportivas no Parque Natural da Arrábida e uma aula aberta de hidroginástica na Piscina Municipal de Pinhal Novo, com duas das três atividades propostas a assinalarem o Dia Mundial do Coração (29 de setembro).

Mexa-se em Palmela:

23 setembro | 17h30 | Piscina Municipal de Pinhal Novo
Hidrocoração - Aula aberta de Hidroginástica
Comemorações do Dia Mundial do Coração
Duração: 1h00 | Destinatários: maiores de 14 anos | Participação: gratuita
Insc. prévia e obrigatória na Piscina Municipal de Pinhal Novo | 212 389 900 | geral@palmeladesporto.pt
Org.: Câmara Municipal de Palmela e Palmela Desporto, E.M.
Parceria: Fundação Portuguesa de Cardiologia

24 setembro | 9h00
Caminhada Desportiva “Dia Mundial do Coração”
Comemorações do Dia Mundial do Coração
Destinatários: maiores de 6 anos; Grau de dificuldade (1 a 5): 3 (Percurso de curta/média distância com alguns declives acentuados); Distância: 9,1 kms; Duração prevista: 3h30m; Insc. prévia gratuita, obrigatória e limitada a 100 participantes até 21 setembro, às 16h00 para 212 336 636 | desporto@cm-palmela.pt (só é efetiva após confirmação da sua aceitação pela entidade organizadora)
Org.: Câmara Municipal de Palmela
Parceria: Fundação Portuguesa de Cardiologia

22 outubro | 9h00
CAMINHADA DESPORTIVA “DO MOINHO AO POSTO DE VIGIA”
Destinatários: maiores de 6 anos; Grau de dificuldade (1 a 5): 5 (Percurso de média/longa distância com alguns declives bastante acentuados); Distância: 12,1 kms; Duração prevista: 4h00; Insc. prévia gratuita, obrigatória e limitada a 100 participantes até 19 outubro, às 16h00 para 212 336 636 | desporto@cm-palmela.pt (só é efetiva após confirmação da sua aceitação pela entidade organizadora)
Org.: Câmara Municipal de Palmela

Local: Vários

Sub-Navegação

Ano Mês

Categorias













Publicações