Eventos do dia 23-04-2018

44.º aniversário da Revolução dos Cravos assinalado por todo o concelho

25 abril 1 1024 2500
16 abril 2018

O 44.º aniversário do 25 de abril é comemorado em todo o concelho de Palmela, com um vasto conjunto de iniciativas, promovidas pela Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e Movimento Associativo. O extenso programa que assinala o aniversário da Revolução dos Cravos, em todas as freguesias, inclui atividades que abrangem diversas áreas de expressão cultural e artística e de convívio, prolongando-se além do mês de abril. Destacam-se as exposições “A PIDE em Pinhal Novo – Para que a Memória não esmoreça” e “Dançar Abril”; os espetáculos musicais com a Banda do Andarilho, a Orquestra Ligeira da SIM e o Conservatório Regional de Palmela, a oficina infantil “Zeca Afonso. Sabes quem é?” e a habitual sessão solene da Assembleia Municipal de Palmela.

É, também, de sublinhar o início de duas importantes obras para a comunidade – a Unidade de Saúde Familiar de Pinhal Novo sul e a continuação da Ecopista de Pinhal Novo.

Destaques de programação:

3 abril a 11 maio | Foyer do Cine-teatro S. João, Palmela
Exposição “A PIDE em Pinhal Novo – Para que a Memória não esmoreça”
Homenagem aos presos políticos de Pinhal novo, vitimas, ao longo de 48 anos, dos horrores da ditadura fascista, que esmagou os direitos cívicos sociais e humanos do povo português.

22 abril | 10h00 | Centro Comunitário de Águas de Moura
22 abril |15h00 | Sociedade Recreativa e Cultural do Povo do Bairro Alentejano
Oficina Infantil “Zeca Afonso. Sabes quem é?”
Nesta oficina, descobre-se Zeca Afonso a partir de um livro ilustrado da canção “O Homem da Gaita” editado pela Associação Zeca Afonso. Esse livro, acompanhado pela voz de Zeca, será o ponto de partida para a oficina. O público irá representar e musicar a partir de um conjunto de exercícios de expressão dramática e musical.
Os instrumentos Orff irão ajudar a dar corpo à canção, acompanhada e apreendida pelos participantes. Depois, como atores, representarão a história ilustrada. Assim se conhece Zeca Afonso terminando numa performance musical executada pelo próprio público. E… (quase) sem querer, aprende-se música.

22 abril | 10h30 | Largo S. João
Actividade aberta de Zumba
Programa Desenvolvimento da Ginástica
Org: Sociedade Filarmónica Palmelense “loureiros”

23 abril | 17h30
Lançamento da primeira pedra da Unidade de Saúde Familiar de Pinhal Novo Sul
Rua Manuel Veríssimo da Silva, Pinhal Novo

23 abril | 18h30
Lançamento da primeira pedra da segunda fase da Ecopista de Pinhal Novo

24 abril | 22h00 | Auditório Municipal de Pinhal Novo
“Canções de Abril” - Banda do Andarilho
As composições do Zeca Afonso foram a inspiração para o nome da Banda do Andarilho, assim designada na sequência do “Cantares do Andarilho”, um dos primeiros trabalhos discográficos do Zeca.
O que vos trazemos é a música portuguesa, nas palavras de José Afonso, Fausto, José Mário Branco, Sérgio Godinho e Adriano Correia de Oliveira.
O Zeca Afonso alertou-nos para a necessidade de “… um novo tipo de canção, cuja atualidade se repercuta no espírito do público, molestando-lhe a consciência em vez de o distrair.”

24 abril | 22h00 | Sociedade de Instrução Musical – Quinta do Anjo
Orquestra Ligeira da SIM - “Abril, Som e Palavra”
A Orquestra, criada em 2010, tem direção do Maestro Carlos Cardoso e é composta por 23 músicos.

25 abril | 11h00 | Biblioteca Municipal de Palmela
Sessão Solene da Assembleia Municipal

25 abril | 19h30 | Centro Cultural de Poceirão
Inauguração da exposição fotográfica “Dançar Abril”
De 25 abril a 2 junho

25 abril | 21h30 | Cine-teatro S. João
Conservatório Regional de Palmela – “Canções da Nossa Gente”
O Conservatório Regional de Palmela foi criado no ano letivo de 2001-2002 pela Sociedade Filarmónica Humanitária, com a finalidade de proporcionar aos jovens uma formação especializada na área da música com certificação oficial. Atualmente, o Conservatório Regional de Palmela conta com 420 alunos.

COMUNIDADE EDUCATIVA

26 abril | 10h10 | Escola Secundária de Palmela
Sessão Comemorativa do 25 de Abril " À Conversa com ...” Professora Irene Pimentel, Universidade Nova de Lisboa, Vereador Adilo Costa, Câmara Municipal de Palmela, Dr. José António Cabrita, Dr. João Reis Ribeiro, Dra. Ana Catarina Gualberto e Odete Graça Rito, aluna de Interdom - International school of Ivanovo (Russia).
Vamos falar da PIDE/DGS e do Estado Novo e de outros temas relacionados.
Org.: Escola Secundária de Palmela

Local: Concelho de Palmela

Música - 28-04-2018

Maestro Jorge Salgueiro dirige Concerto “Ritual Gótico” na Igreja de Santiago

Ritual g tico 1 1024 2500

16 abril 2018

A Igreja de Santiago, no Castelo de Palmela, recebe, dia 28 de abril, às 22h02, o Coro “Setúbal Voz”, com o Concerto “Ritual Gótico”, com conceção e direção do Maestro Jorge Salgueiro e o apoio da Câmara Municipal de Palmela.

Trata-se do quinto concerto da temporada 2017/2018 do Coro Setúbal Voz e integra a estreia mundial de Gargântua Herética 666 de Miguel Fonseca para coro e eletrónica e, ainda, obras de Vítor Rua, Hugo Vasco Reis, Mozart, Philip Glass, John Tavener, Meredith Monk, Eric Whithacre, Jorge Salgueiro, Luís Carvalho, Lopes Graça e Rhonda Sandberg.

Com bilhetes no valor de 10 euros (sócios 7 euros), o concerto Ritual Gótico” tem lotação limitada. Mais informações em https://www.facebook.com/Setubalvoz/ | setubalvoz@gmail.com.

Local: Igreja de Santiago