Eventos do dia 22-09-2020

Novos Serviços Online a partir de 1 de setembro

Novo portal so 1 1024 2500
2020/08/31

O Município de Palmela disponibiliza, a partir de 1 de setembro, em https://servicosonline.cm-palmela.pt/, um novo Portal de Serviços Online, com mais opções e uma tecnologia mais atual.

Dos novos serviços a disponibilizar, destacam-se a celebração de contratos de serviços de Águas e Resíduos, as candidaturas a Bolsas de Estudo ou os pedidos de minoração do IMI - Imposto Municipal Sobre Imóveis, aplicável ao Centro Histórico de Palmela. Estes processos passam a poder ser tratados online, sem necessidade de deslocação aos atendimentos presenciais do Município.

O novo Portal vai estar dividido em duas áreas: uma de acesso público (que não exige registo ou autenticação), onde poderá consultar informação sobre documentos instrutórios a anexar, taxas aplicáveis ou legislação, bem como descarregar formulários; e uma de acesso reservado, para a qual é necessário registo e autenticação, com a vantagem de poder submeter de imediato formulários por via eletrónica e consultar informação relativa a todos os requerimentos submetidos pelo Portal.

Pretende-se potenciar a interatividade entre as/os munícipes ou entidades coletivas e a Autarquia e facilitar o acesso aos serviços municipais, de uma forma mais cómoda, direta, rápida, eficaz e compatível com as suas necessidades. Os serviços foram desenhados na ótica da/o utente, procurando ser intuitivos. Na atual situação de pandemia, pretende-se também evitar deslocações desnecessárias aos postos de atendimento presencial.

Local:

Património Edificado - 06/08/2020 a 30/12/2020

Reabilitar no Centro Histórico de Palmela: conheça as melhores soluções

Centro historico 1 1024 2500
2020/07/24

No âmbito da estratégia municipal de reabilitação urbana, a Câmara Municipal estabeleceu uma parceria com o LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil para realização de um estudo dos revestimentos exteriores dos edifícios do Centro Histórico da Vila de Palmela.

A partir desta caraterização foi possível identificar algumas patologias mais comuns, com forte impacto na degradação das fachadas, e elencar um conjunto de recomendações que podem ajudar na escolha de melhores soluções para a execução e reparação de revestimentos em alvenarias antigas.

O diagnóstico das principais patologias identificadas (fendilhação, descolamentos, destacamentos, perdas de coesão, perdas de aderência, eflorescências) apresenta como uma das causas mais relevantes a humidade de ascensão capilar, prendendo-se, em grande medida, com a morfologia do território.

Por outro lado, a situação de degradação destes edifícios está igualmente marcada por intervenções de reparação e execução de novos rebocos, com recurso a argamassas de cimento que se têm mostrado inadequadas, com pouca durabilidade, potenciando, em muitos casos, o reaparecimento e agravamento das patologias existentes. Reunindo informação útil sobre quais as soluções que apresentam uma maior durabilidade, tendo em conta as condições do território, as conclusões deste estudo são também, por isso, uma mais-valia para profissionais e particulares que pretendam recuperar/reabilitar edifícios no Centro Histórico.

Com o intuito de revitalizar o Centro Histórico da Vila de Palmela, o Município de Palmela tem vindo a promover um conjunto de ações e medidas de incentivo e a aprofundar o conhecimento sobre este núcleo urbano, desde a malha urbana ao pequeno pátio, dos monumentos mais relevantes às casas mais humildes, e que se revelam essenciais à compreensão da história local e ao esforço de proteção e valorização do património edificado.

O relatório do estudo está disponível para consulta aqui:

Relatório I »» LNEC– Revestimentos Exteriores dos edifícios do Centro Histórico de Palmela - Diagnóstico e Recomendações

Conclusão »»» LNEC - Revestimentos Exteriores dos edifícios do Centro Histórico de Palmela- Conclusão

Local: Centro Histórico