Eventos do dia 10-08-2020

Reabilitar no Centro Histórico de Palmela: conheça as melhores soluções

Centro historico 1 1024 2500
2020/07/24

No âmbito da estratégia municipal de reabilitação urbana, a Câmara Municipal estabeleceu uma parceria com o LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil para realização de um estudo dos revestimentos exteriores dos edifícios do Centro Histórico da Vila de Palmela.

A partir desta caraterização foi possível identificar algumas patologias mais comuns, com forte impacto na degradação das fachadas, e elencar um conjunto de recomendações que podem ajudar na escolha de melhores soluções para a execução e reparação de revestimentos em alvenarias antigas.

O diagnóstico das principais patologias identificadas (fendilhação, descolamentos, destacamentos, perdas de coesão, perdas de aderência, eflorescências) apresenta como uma das causas mais relevantes a humidade de ascensão capilar, prendendo-se, em grande medida, com a morfologia do território.

Por outro lado, a situação de degradação destes edifícios está igualmente marcada por intervenções de reparação e execução de novos rebocos, com recurso a argamassas de cimento que se têm mostrado inadequadas, com pouca durabilidade, potenciando, em muitos casos, o reaparecimento e agravamento das patologias existentes. Reunindo informação útil sobre quais as soluções que apresentam uma maior durabilidade, tendo em conta as condições do território, as conclusões deste estudo são também, por isso, uma mais-valia para profissionais e particulares que pretendam recuperar/reabilitar edifícios no Centro Histórico.

Com o intuito de revitalizar o Centro Histórico da Vila de Palmela, o Município de Palmela tem vindo a promover um conjunto de ações e medidas de incentivo e a aprofundar o conhecimento sobre este núcleo urbano, desde a malha urbana ao pequeno pátio, dos monumentos mais relevantes às casas mais humildes, e que se revelam essenciais à compreensão da história local e ao esforço de proteção e valorização do património edificado.

O relatório do estudo está disponível para consulta aqui:

Relatório I »» LNEC– Revestimentos Exteriores dos edifícios do Centro Histórico de Palmela - Diagnóstico e Recomendações

Conclusão »»» LNEC - Revestimentos Exteriores dos edifícios do Centro Histórico de Palmela- Conclusão

Local: Centro Histórico

Gastronomia - 06/08/2020 a 06/09/2020

Viaje até Palmela e viva experiências com sabor!

Banner produtosregionais 1 1024 2500
2020/07/27

Dando continuidade a um ano marcado por diferentes campanhas promocionais, e em articulação com a Campanha “O que seria da vida sem a viagem? - Palmela Conquista-te”, convidamo-la/o, nos próximos dias, a uma viagem pelos sabores e sentidos das experiências gastronómicas do concelho, com o mote “Em Palmela, as Experiências têm Sabor!”.

Em Palmela, pode encontrar uma grande variedade de produtos regionais de qualidade excecional e receitas que exprimem tradição e inovação, convidando a uma verdadeira experiência com sabor!

Produzir de forma humana, com respeito pela natureza, pela biodiversidade, pela cultura e pelas tradições é ainda uma realidade que marca a diferença no nosso território.

A Campanha tem como aderentes produtores de vinhos, frutas e legumes, pão, doçaria, entre outros, que têm trabalhado na divulgação e valorização dos produtos regionais de Palmela. Ao viajar por estas experiências com sabor, está também a apoiar a economia local e nacional, tão importante nesta fase de pandemia.

Aderentes

Alquimia dos Sabores