Brinquedos musicais de Hélder Martins para descobrir na Biblioteca de Palmela

Brincarmusica 1 1024 2500
2019/05/17

“Brincar com a Música” é a nova Exposição que a Galeria da Biblioteca Municipal de Palmela vai exibir, de 18 de maio a 28 de junho, dando às/aos visitantes a possibilidade de conhecerem a coleção de brinquedos musicais de Hélder Esdras Martins.

Os brinquedos musicais fazem parte da vida da criança desde muito cedo e do seu crescimento. A presença da música no quotidiano da criança e a escuta dos diferentes sons produzidos por estes brinquedos fazem parte do processo de musicalização, de forma intuitiva. Esta exposição percorre culturas e gerações, numa panóplia de sons possíveis de imaginar.

Os brinquedos que vão estar expostos fazem parte da vasta coleção de Hélder Esdras Martins, natural de Pinhal Novo, que se dedica, desde os 16 anos, ao colecionismo. Numa viagem a França, apaixonou-se pela temática dos brinquedos, ao visitar uma exposição. Atualmente, possui cerca de 10 mil peças, numa coleção que integra os mais variados tipos e origens de brinquedos, desde o século XIX. Tem participado em congressos, jornadas e exposições, representando Portugal em diversos países.

Organizada pela Câmara Municipal de Palmela, a Exposição tem entrada livre e vai poder ser visitada no horário de funcionamento da Biblioteca, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 19h00, e ao sábado, das 14h00 às 19h00 (encerra aos feriados).

A Exposição integra o “Palmela é Música”, processo de candidatura de Palmela à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área da Música.

Brincar com a Música

Local:Biblioteca Municipal de Palmela