Eventos do dia 06-07-2020

Reforço estrutural da Capela de São João Baptista em concurso

Capela sjoao 1 1024 2500
2020/06/19

Com um valor base de 12.000€, o Município de Palmela lançou o concurso público para a execução da 1.ª fase do reforço estrutural da Capela de São João Baptista, em Palmela.

O objetivo é executar trabalhos urgentes de reforço, desmonte e remoção de elementos estruturais que apresentam risco de queda eminente, dado o seu estado de degradação.

Neste sentido, a obra contempla a realização de trabalhos como o escoramento e reforço estrutural dos elementos pétreos existentes no óculo da fachada principal; a numeração, desmonte e armazenamento dos diferentes elementos pétreos que constituem a torre sineira e o pináculo (no alçado noroeste); a picagem de reboco com destacamentos pontuais e a fixação de cabos elétricos a uma cota alta.

Situada em pleno coração da vila de Palmela, e datada do século XVII, a Capela de São João já tem projeto de reabilitação que está a incorporar as indicações da Direção Geral de Património Cultural, para posterior abertura de concurso para a empreitada.

Local: Largo de S. João

Informação - 08/06/2020 a 30/07/2020

Retomado circuito do Miniautocarro do Centro Histórico de Palmela

Foi retomado o circuito do Miniautocarro do Centro Histórico de Palmela, que tinha sido suspenso em março, no âmbito das medidas de prevenção e controlo da COVID-19.

O Miniautocarro está a funcionar com o horário e circuito habitual, cumprindo as medidas de segurança e higiene implementadas nos transportes públicos. Assim, o Município de Palmela recomenda que as/os passageiras/os mantenham o distanciamento físico, respeitem o limite de lotação e cumpram o uso obrigatório de máscara.

O Miniautocarro do Centro Histórico circula de segunda a sexta-feira (exceto feriados), com partidas da Alameda 25 de Abril às 8h35, 9h30, 11h00, 13h00, 14h00, 15h00, 16h15, 17h15 e 18h45. O percurso, com 35 minutos de duração, inclui paragens no Largo do Terreiro, Largo do Mercado, Largo do Município, Centro de Saúde, Cemitério (apenas nas carreiras das 9h30 e 11h00, exceto à segunda-feira), Igreja de São Pedro, Largo 5 de Outubro, Rua Gago Coutinho e Sacadura Cabral, Cineteatro S. João, Avenida da Liberdade, Rua Lúcio Borges da Costa, Avenida dos Bombeiros Voluntários (Misericórdia e Escola), Rua Serpa Pinto e Rua Augusto Cardoso.

Mais informações sobre este serviço aqui.

Local: Centro Histórico

Informação - 08/06/2020 a 30/07/2020

Regulamento PDM: estacionamento e altura do edifícios motivam alteração

O início do procedimento de alteração ao Regulamento do PDM - Plano Diretor Municipal de Palmela foi aprovado, por unanimidade, na reunião pública do Executivo de 3 de junho.

O objetivo é adaptar o documento à mudança de paradigma que se verificou nos últimos anos ao nível do urbanismo. À época da elaboração e aprovação do PDM, a tendência era a de expansão urbanística mas, atualmente, privilegiam-se as operações urbanísticas de consolidação dos aglomerados urbanos existentes, incentivando-se a reabilitação. Pretende-se que os processos de construção, reconstrução ou reabilitação visem, antes de mais, a proteção e valorização do património edificado e da imagem urbana, o que é de extrema importância, especialmente, nos núcleos urbanos mais antigos.

Independentemente do devido enquadramento destas matérias no futuro PDM, em plena revisão, é fundamental criar condições para permitir enquadrar dinâmicas urbanísticas próprias de territórios urbanos saudáveis, que neste momento, com um plano diretor de primeira geração encontram resistências. Como exemplo das alterações pretendidas, enunciamos ser importante:

- Permitir que a exigência de estacionamento não se torne fator impeditivo das pretensões de alterações de uso, reabilitações, com a introdução de normas mais flexíveis, admitindo a aplicação de regras de exceção e compensação, em situações devidamente justificadas, evitando desequilíbrios no sistema urbano;

- Determinar que, em espaço urbano, o número mínimo de pisos dos novos edifícios ou da alteração/ampliação dos existentes seja 2 (dois). Por um lado, devido à rentabilização da infraestrutura, por outro lado, pretende-se viabilizar soluções em prédios de reduzida dimensão, que com a manutenção da altura de um piso, são frequentemente inviáveis, fisicamente, funcionalmente e/ou no plano económico.

Com isto, o Município de Palmela tem um claro objetivo de alcançar soluções urbanísticas mais sustentáveis para o território, num justo equilíbrio entre o interesse publico e privado em matéria de regeneração urbana.

A alteração enquadra-se nas situações susceptíveis de dispensa da elaboração da avaliação ambiental estratégica. O período de participação pública, sobre o início deste procedimento, vai decorrer pelo prazo de 15 dias e nele poderão dirigir ao Município sugestões sobre as duas matérias objeto de alteração.

Local: Concelho de Palmela