Eventos do dia 18-06-2019

Brinquedos musicais de Hélder Martins para descobrir na Biblioteca de Palmela

Brincarmusica 1 1024 2500
2019/05/17

“Brincar com a Música” é a nova Exposição que a Galeria da Biblioteca Municipal de Palmela vai exibir, de 18 de maio a 28 de junho, dando às/aos visitantes a possibilidade de conhecerem a coleção de brinquedos musicais de Hélder Esdras Martins.

Os brinquedos musicais fazem parte da vida da criança desde muito cedo e do seu crescimento. A presença da música no quotidiano da criança e a escuta dos diferentes sons produzidos por estes brinquedos fazem parte do processo de musicalização, de forma intuitiva. Esta exposição percorre culturas e gerações, numa panóplia de sons possíveis de imaginar.

Os brinquedos que vão estar expostos fazem parte da vasta coleção de Hélder Esdras Martins, natural de Pinhal Novo, que se dedica, desde os 16 anos, ao colecionismo. Numa viagem a França, apaixonou-se pela temática dos brinquedos, ao visitar uma exposição. Atualmente, possui cerca de 10 mil peças, numa coleção que integra os mais variados tipos e origens de brinquedos, desde o século XIX. Tem participado em congressos, jornadas e exposições, representando Portugal em diversos países.

Organizada pela Câmara Municipal de Palmela, a Exposição tem entrada livre e vai poder ser visitada no horário de funcionamento da Biblioteca, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 19h00, e ao sábado, das 14h00 às 19h00 (encerra aos feriados).

A Exposição integra o “Palmela é Música”, processo de candidatura de Palmela à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área da Música.

Brincar com a Música

Local: Biblioteca Municipal de Palmela

Gastronomia - 14-06-2019 a 23-06-2019

Fins de Semana Gastronómicos convidam a petiscar

Web banner intermedio 1 1024 2500
2019/06/07

O calendário anual do programa de promoção gastronómica “Palmela - Experiências com Sabor!” prossegue em junho, com a realização dos Fins de Semana Gastronómicos do Petisco, nos dias 14 a 16 e 21 a 23, em 22 estabelecimentos de restauração do concelho.

Numa época do ano que convida a petiscar, os restaurantes aderentes vão confecionar desde os petiscos mais tradicionais aos mais inovadores e diferenciadores, utilizando, maioritariamente, os produtos da região.

O programa “Palmela - Experiências com Sabor!” é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Palmela e da Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal. Este é mais um projeto que valoriza a produção endógena e contribui para a dinamização da economia local, nomeadamente, do setor da restauração e bebidas, com ofertas variadas ao longo do ano.

Estabelecimentos aderentes

Palmela

Bobo da Corte
Castelo de Palmela | 935 205 936
Petiscos: “Por aqui é só petiscos!”

Casa de Atalaia
Vila de Palmela | 212 332 227
Petiscos: Salada de atum com feijão frade | Bruschetta de presunto e queijo fresco | Conservas gourmet

Casa do Castelo
Miradouro do Castelo de Palmela | 212 333 146
Petiscos: Camarão ao alhinho | Croquetes de alheira | Queijo gratinado com doce de tomate | Salada tropical | Ovos rotos

Casa Mãe da Rota de Vinhos da Península de Setúbal
Vila de Palmela | 212 334 398
Petisco: Tosta de Queijo de Azeitão

Chateau Café
Vila de Palmela | 212 333 208
Petiscos: Morcela frita | Caracóis

Culto Café
Vila de Palmela | 926 578 578
Petiscos: Crispy chicken wings | Queijo de cabra com doce de figo, mel e pistácios | Ovos mexidos com farinheira | Cogumelos recheados com requeijão, tomate seco e manjericão

O Correio Môr
(encerra ao domingo)
Vila de Palmela | 210 822 755
Petiscos: Carapauzinho de molho de escabeche | Salada de orelha de porco | Pipis à casa | Salada de ovas | Mexilhão com molho de tomate

Taverna da Ladeira
Vila de Palmela | 212 332 612
Petiscos: Moelas à Taverna | Queijo amanteigado

Consulte aqui a lista completa de estabelecimentos aderentes

Local: Concelho de Palmela

Desporto - 22-06-2019

Palmela Run: Prova de Trail Running de volta a 22 de junho

Palmelarun 1 1024 2500
2019/05/03

Até 14 de junho, pode inscrever-se na quarta edição da Palmela Run e aproveitar esta oportunidade privilegiada de conhecer melhor, de uma forma diferente, o Centro Histórico de Palmela e as encostas da Serra do Louro. A prova de Trail Running, com partida e meta situadas no Largo de S. João, está de regresso a Palmela a 22 de junho, às 20h00, organizada pela Arrábida Trail Team, em parceria com a Associação Desportiva Tãlentos Team e com o apoio da Câmara Municipal de Palmela.

Com uma distância de 12,5 km, a prova apresenta um percurso diversificado, com passagem por alguns pontos de interesse turístico do concelho, como a Serra do Louro, o Vale de Barris, o Castelo e o Centro Histórico de Palmela.

Serão premiadas/os as/os três primeiras/os atletas da classificação geral e de cada um dos escalões (Geral M/F, Sub 23 M/F, Seniores M/F, M/F 40, M/F 45, M/F 50, M/F 55 e M/F 60), a equipa mais numerosa e as três equipas melhor classificadas da geral masculina e feminina.

Em alternativa à corrida, é possível optar pela caminhada de 8 km, sem caráter competitivo e aberta a participantes a partir dos 6 anos.

As inscrições já estão a decorrer e podem ser efetuadas através do site www.trilhoperdido.com. É também possível obter mais informações em www.palmelarun.comwww.facebook.com/palmelarun/ ou através dos endereços de e-mail palmelarun@gmail.com e infotrilhoperdido@gmail.com.
Em 2018, a Palmela Run registou um total de 469 inscrições (corrida e caminhada) e, este ano, espera-se que volte a ser uma grande festa do Atletismo e a mobilizar centenas de participantes.

Horários:

15h00 - Abertura do secretariado